PROF . Dossier WP 08-09 . Patrocinador Oficial Equipa Senior . by Pedro Caldas

ESPIRITO DE EQUIPA

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 01:51

A expressão, já por si, faz pensar de imediato em colegas entusiastas e animados que defendem um projecto 'em bloco', que se atiram incansavelmente ao trabalho e que, ainda por cima, são os melhores amigos.

A realidade é bem diferente porque, onde há pessoas juntas, os problemas surgem automaticamente. Contudo, é possível fazer algumas intervenções simples para promover o espírito de equipa.

Os membros da equipa devem saber porquê é que foram escolhidos para a equipa. Assim, aprendem a respeitar-se a si mesmos e a respeitar os outros membros.

Tanto os objectivos comuns como os individuais são importantes. Os objectivos comuns dão à equipa uma meta final que se tenta atingir. Os objectivos individuais evitam que a pessoa singular se apague completamente dentro da equipa.

Uma equipa só pode apresentar resultados se houver comunicação. A melhor comunicação vem dos contactos pessoais. É importante estimular esse tipo de contactos.

Quando uma equipa trabalha bem, pode dizer-se isso em voz alta. Este incentivo só pode melhorar o ambiente e a motivação.

O espírito de equipa é reforçado pela sensação de confiança mútua e de comunicação aberta. Uma equipa deve ficar com a sensação de que o que ela faz é importante e deve saber que o líder a escuta.

Muitas vezes devem organizar-se encontros informais fora do espaço normal para melhorar a cooperação de uma equipa. Estes encontros são uma oportunidade das pessoas se conhecerem melhor. Depois de um destes encontros o ambiente melhora e a equipa trabalha de uma forma mais eficiente.
PENSA NISTO.

0 comentários:


O NOSSO HINO, O NOSSO GRITO: "Póvoa Terra querida, como tu não há igual, és ainda a mais bonita, que existe em Portugal, CNP, CNP, OHHHH ... PÓVOA"




Fresh Blogger Templates